terça-feira, 17 de abril de 2018

FRIDAY THE 13TH PART 2 (1981)


Sexta-Feira 13, o original, é um clássico. Mas os que se seguiram também, mais não seja porque nos trouxeram Jason Voorhees. E só isso, já é um "must".
Neste segundo filme a história é igual ao primeiro, sem tirar nem pôr. Mas digo desde já que é igual mas em melhor.
A história começa logo (antes do genérico) com a miúda que sobreviveu no primeiro filme. E aqui ela serve, apenas e só, para nos recordar o que se passou antes. Ela está a sonhar com os acontecimentos do filme e como matou Pamela Voorhees. Acorda e pouco depois é morta por Jason. Pumba e começa genérico do filme. Foi uma boa forma de nos recordar o argumento do primeiro e despachar logo a gaja que sobreviveu. Assim não fica ninguém como testemunha. 
Mais, este prólogo serviu para nos introduzir um cliché repetido milhares de vezes: o jump-scare com um gato. Ou seja, quando parece que vai aparecer o vilão, afinal é só um gato que fez barulho. Segundos depois, aparece realmente o vilão.


Depois começa realmente o filme:novo grupo para ser trucidado é apresentado. E, em comparação, este grupo é bem melhor que o grupo do filme original: melhores actores, melhores personagens. 
Aqui a história é, outra vez, básica: grupo de jovens estão em formação para ser monitores em acampamentos. Vão para um sítio ao lado do Crystal Lake, e depois vão sendo mortos. 
O que acontece neste filme é seguido à risca pelas regras sobre filmes de terror. Aquelas regras que nos eram apresentadas no Scream. Meninas que mostrem as maminhas e pessoas que pinem são mortas. E aqui há meninas que andam com calções a mostras as abébias (gosto muito desta palavra) do rabo, há maminhas empinadas, há sexo. E todas as pessoas que se incluam nesse grupo são mortas. Aliás, até a regra clássica: a dada altura, uma gaja, antes de ir pinar o gajo da cadeira de rodas, diz a seguinte frase: "I'll be right back". O que é certo é que não voltou. E o maior ponto negativo deste filme é esse mesmo: não se vê a morte da miúda. Vemos um plano dela a gritar e foi só isso. Para um slasher, não se deveriam conter. 
Mas o filme tem muitas coisas positivas:
- existem muitos planos filmados na perspectiva do assassino. Isso coloca o espectador na primeira pessoa, ou seja, somos nós, o público, que vigia aquelas pessoas. 
- a morte do gajo de cadeira de rodas é bestial, com uma catana na cabeça/ombro.
- gosto do figurino do Jason. Ainda não tem a famosa máscara de hóquei. Aqui é mais humano, apesar de terem dito desde o início do primeiro filme que tinha morrido afogado em criança. E o saco de batatas que tem na cabeça acaba por ser giro.
- a clássica cena final, da morte do Jason. Toda a cena está bem construída e preparada desde o início. A chamada "final girl", a Ginny, é a heroína, e aqui ela é mais que a típica gaja em perigo. Tem mais "sumo". É esperta, e usa a sua inteligência e estudo em psicologia, para lutar contra o Jason, nomeadamente quando assume o papel de mãe para confundir o assassino. Ela mostra um sangue frio que não se vê muito nestes filmes.  Muito bom.

No geral, é um filme muito melhor que o primeiro: melhores actores, o que resulta em melhores intereacções entre personagens. Já temos o Jason. A Ginny é bem melhor, mais inteligente e astuta que a gaja do primeiro filme.
Basicamente, um dos melhores da saga.

TOP Friday the 13th (até ao momento):
Friday the 13 Part 2 (1981)
Friday the 13th (1980)

Sem comentários:

Enviar um comentário