terça-feira, 16 de maio de 2017

THE FACULTY (1998)


Houve uma altura, ali depois de 1996, quando saiu o Scream, que começaram a chover filmes de terror como se não houvesse amanhã. Desde os Scream, o I Know What You Did Last Summer, Urban Legend, etc, muitos ficaram perdidos no esquecimento. Eu via tudo, gravava em VHS, e depois revia. Eram filmes virados para a minha idade, e nós papávamos isso como se de grandes clássicos se tratassem. A bem dizer, apenas o Scream pode almejar esse título.
Entre essas centenas de filmes, estava este Mistério na Faculdade. E este era dos meus preferidos. Era uma altura em que não sabia quem era Robert Rodriguez e nunca tinha visto Invasion of the Body Snatchers. Sim, este The Faculty é uma espécie de remake do clássico dos anos 50.

Este começa logo bem, ao som dos The Offspring (The Kids Aren's Alright), que é das minhas músicas preferidas. Sim, eu curto Offspring. São uma malha do caraças. Aliás, toda a banda-sonora do filme é do caraças (Alice Cooper, Sheryl Crow, Creed, etc).
Depois, tem aquele plot do Body Snatchers: humanos agem estranhamente porque uns aliens apoderaram-se do seu corpo. Um grupo de miúdos tem de tratar do assunto. E aqui vamos então ao cliché de filmes do liceu: temos o gajo rebelde, a new girl, a gaja meio esquisita, o atleta, o totó vítima de bullying, a boazona. Ajuda o facto de elenco ser muito competente para o género: Josh Hartnett; Elijah Wood, Salma Hayek, Jon Stewart, Jordana Brewster, Clea DuVall, etc.
O filme perde-se ali no final com o monstro. Por mim seria melhor se tivesse um vilão mais "humano". Mas até aí o filme é muito bom, na paranóia e temas subjacentes ao género. 
Basicamente é o Body Snatchers para putos. E não há nenhum mal nisso.

Sem comentários:

Enviar um comentário