quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

THE HAPPENING (2008)


"We've Sensed it. We've Seen the Signs. Now... It's Happening."

A frase introdutória serviu de tagline ao filme de hoje, The Happening. E, sinceramente, não sei se é a melhor tagline de sempre ou se a mais armada ao pingarelho. Quem não conhecer os filmes aos quais são feitas referências na frase, fica sem perceber muito bem o sentido. Eu acabo por achar uma boa estratégia de marketing
A história do filme é do mais básico que há, e aqui acabo por não ser spoiler: por alguma razão, as pessoas começam a provocar o suicídio. E pronto, é isto. Pensa-se que será um ataque terrorista, depois não se sabe bem. 
Não me vou alongar muito sobre este filme, porque o que merecia mesmo era um comentário à medida que se vê o filme. Porque são tantos os pormenores e coisas a ser comentadas que é impossível fazê-lo em forma de texto crítico. Desde a cena inicial até ao final que há sempre qualquer pequena coisa que mereceria ser referida.


Antes de mais, é preciso realçar que este é o primeiro filme do Shyamalan rated-R, ou seja, supostamente não é para meninos. Acontece que nunca chegamos a perceber bem o que o filme é. Por um lado, eu acho que a intenção do realizador é fazer uma espécie de drama de horror. Só que o resultado final é bem diferente. Parece mais um filme série B em género de comédia. E se entendermos o filme como uma comédia, acerta na mouche. Tem lá todos os timings. Por isso, o facto de ser rated-R é incompreensível. Seria pelas cenas de mortes, dos suicídios em massa? Não creio... A execução está de tal forma engraçada, que nunca sentimos o medo de um filme de terror, mas achamos piada. É certo que é comédia involuntária, mas acaba por ser comédia. E nesse sentido, acerta na mouche. E para provar que tenho razão, deixo só alguns exemplos de umas cenas que são comédia pura:
- Mark Whalberg faz de professor de ciências e a cena da aula é tão boa.... desde insultar aluno e directora, vale de tudo.
- A cena dos hot-dogs. Porquê? Tão estranha que é impossível não largar uma gargalhada.
- Mark Whalberg a dar uma de Floribella (que referência tão datada) e começa a falar com uma árvore.... de plástico.
- Toda a cena onde os protagonistas procuram refúgio na casa de uma velha meio marada dos cornos. 
E como estas cenas, há mais umas quantas igualmente boas. 

E se quero falar deste filme, sou obrigado a referir as prestações da dupla (Whalberg/ Deschanel). Gosto dos dois actores. Mark Whalberg não tem de provar nada a ninguém. Dêem-lhe o papel certo e ele brilha (Boogie Nights, The Departed, Deepwater Horizon (ver crítica aqui), The Fighter, Lone Survivor (ver crítica aqui), Ted, The Other Guys...). Aqui não percebo bem as orientações que teve do realizador. O que é aquilo?? Ele próprio diz que se arrependeu de fazer o filme: "You can't blame me for wanting to try to play a science teacher. At least I wasn't playing a cop or a crook."

Já a mana Deschanel mais nova, que mesmo não sendo a melhor actriz do mundo, já a vi fazer bem melhor. Juro que na primeira vez que vi o filme, pensei que a personagem dela era atrasada mental. Aquelas expressões faciais dela em conjugação com os seus olhos enormes metiam medo.

No geral, este é daqueles poucos filmes que dá a volta. Ou seja, são tão maus, que no final são óptimos objectos de culto e entretenimento. Quando digo que me divirto a ver o filme, estou a ser o mais sincero possível.

E só para terminar em polémica, como gosto, vou comparar este The Happening a um clássico de sempre do cinema, o The Birds (Alfred Hitchcock). Se substituirmos os pássaros por árvores e temos o mesmo filme. É ou não é? Os pássaros atacavam sem razão (chegamos ao fim sem perceber) e deixaram de o fazer de um momento para o outro. No filme de Shyamalan acontece o mesmo.


(A importância do detalhe para Shyamalan representada nesta cena: "You deserve this!")

TOP Shyamalan até ao momento:

1º Signs
1º The Sixth Sense
 Unbreakable
The Happening
5º The Village
The Last Airbender
7º Lady in the Water

(Próximo filme: After Earth, o filme que junta pai e filho Smith. O filme seguinte deveria ser o The Last Airbender, mas como o revi há uns meses e não me apeteceu escrever sobre ele, passo esse à frente. Digamos apenas que é FRACO).

Sem comentários:

Enviar um comentário