quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

JEEPERS CREEPERS (2001/ 2003)


JEEPERS CREEPERS (2001)

Os anos 70 apresentaram o Michael Myers e Leatherface; nos anos 80 tivemos Freddy Krueger e Jason Voorhees; nos anos 90 apareceu Ghostface; no novo século há falta de um bom slasher à moda antiga. Daqueles feitos só para esventrar adolescentes impuros. Tentaram refazer Halloween, Friday the 13th ou Nightmare on Elm Street (etc) e o resultado foi quase sempre mau. Mas e se aparecesse alguma coisa nova e original. 
Acontece que estas dezenas de remakes de filmes de terror surgiram depois de aparecer algo refrescante neste panorama, porque não teve o sucesso que deveria ter. Esse refresco no cinema de terror slasher foi Jeepers Creepers. Um filme que, não sendo a última Coca-Cola do deserto, sempre era algo diferente. Este filme apresentou-nos esse vilão que é conhecido como o The Creeper. Uma criatura que está hibernada e que acorda todos os 23 anos, durante 23 dias, para se alimentar de humanos. 
O filme começa com um rapaz e uma rapariga de carro a viajar. Curiosamente esses dois não eram namorados mas irmão, logo já sabemos que não irá haver sexo no filme. O que não deixa de ser original. Nessa cena inicial, os dois vão a ter conversas triviais quando são perseguidos por um camião. Começa-se logo a sentir uma tensão que vai em crescendo até meio do filme. Depois de serem perseguidos, vêm mais à frente o dono do camião a despejar uns corpos num buraco. Como é normal, em vez de irem à polícia, vão investigar para ver se há sobreviventes. Essa decisão até é bem explicada no filme. Depois vão até à civilização mais próxima, a um café cheio de campónios, buscar ajuda. E partir daqui o filme muda o tom. Até esta altura era um filme de terror puro, cheio de tensão no ar. Depois vira e é mais um filme típico slasher e que acaba por ser mais "divertido". O que se for bem feito, nem é obrigatoriamente mau. Continuam a existir alguns clichés de filmes deste género: telemóvel que fica sem bateria e um carro que tem problemas em arrancar. 
Confesso que não gostei da personagem que é médium, e que de alguma forma prevê o futuro. Achei completamente desenquadrado. Na sequela foram buscar a mesma ferramenta mas com outra personagem. 
Gostei do filme. A figura do The Creeper é cativante e toda a sua mitologia é boa o suficiente para fazer bons filmes do género. 


JEEPERS CREEPERS 2 (2003)

A sequela volta a pegar no The Creeper, uns dias depois dos eventos do filme original, e mete-o em busca de uns adolescentes que seguem num autocarro. Grande parte do filme passa-se nesse autocarro, mas tenho de destacar a cena inicial no milheiral. 
O filme não traz nada de novo ao género mas é divertido o suficiente, com algumas cenas muito boas, pelo que não damos pelo nosso tempo perdido.

Parece que andam a pensar num terceiro filme. Por mim, venha ele, se bem que queria um filme mais parecido com a primeira parte do primeiro filme. E isso é possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário