quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

I SPIT ON YOUR GRAVE (2010)


Bem, há um sub-género de filmes dentro do terror que são os filmes de "violação seguido de vingança". A wikipedia chama o género de "rape and revenge". Nesta categoria temos uma pessoa (normalmente uma mulher) que é violada, deixada às portas da morte, ao que se segue a vingança. O que varia nestes filmes é o grau. Grau de violência das cenas da violação e o grau de malvadez da pessoa que se vinga. Claro que há quem goste e quem não goste, mas quer queiramos ou não, esses filmes são uma realidade.


MUITOS SPOILERS A PARTIR DAQUI

Este I Spit On Your Grave (não tem título em português de Portugal) segue essa fórmula à risca. Temos uma jovem mulher que vai para uma espécie de cabana. Pretende ter paz para escrever um livro. Os labregos da cidade vão ter com ela, violam-na de todas as formas e feitios (não interessa descrever). Ela consegue escapar e semanas depois volta para se vingar de cada um desses labregos.

Claro que o que se pretende com estes filmes não é contar uma boa história. O que se pretende é antes chocar. E como é que se choca um espectador sensível (ou não)? Com cenas macabras explícitas. Pelo menos é o que pensam os criadores e realizador do filme.


Parece que este filme é um remake de um com o mesmo nome dos anos 70. Ainda não vi esse original, mas a avaliar pelas imagens do trailer é um produto daquele tempo. Mais sujo, com actores menos bonecos de passerelle. 
Ainda assim este filme cumpre àquilo a que se propõe. Imagens mais ou menos chocantes e provocadoras e torture-porn ao bom estilo de Saw. As cenas da violação acabam por resultar. O Sheriff chega mesmo a dizer: "Don't worry sweetheart! I'm an ass man". 

Mas se as cenas da violação já eram violentas, a vingança não fica atrás. Temos então quatro homens que vão ser mortos. Cada um com mais ou menos sangue, mais ou menos malvadez. 
Um dos membros é atado a uma árvore. Era o gajo que filmava tudo. Aqui é ele o filmado. Como está imobilizado e de olhos bem abertos, vê os corvos arrancarem-lhe os olhos. Violento e explícito.

Outro dos membros está pendurado e atado, completamente nu. Com uma tesoura daquelas grandes da poda, a gaja corta-lhe a pila. A pièce de résistance vem quando ela lhe enfia a própria pila na boca. Confesso que me ia vomitando quando vi a cena. 


Finalmente a morte final do Sheriff, o ass-man. O gajo acorda debruçado numa mesa, de calças arreadas com uma espingarda enfiada no cu. A gaja depois de abusar do cu dele com a arma, ata um cordel ao gatilho. O quarto membro quando acorda puxa, sem querer o cordel, a arma dispara e mata os dois ao mesmo tempo.
Vingança conseguida e fim de filme.

Claro que ao ver este produto, é impossível não pensar no The Last House on The Left (comentário aqui), que saiu um ano antes. Esse era mesmo um Bom filme do género. Tentaram aproveitar o embalo mas que não resultou nas bilheteiras. Acaba por ser um filme que resulta no formato vídeo (aluguer, compra ou download legal e ilegal).

A saga ainda tem mais dois filmes e uma terceira sequela a caminho. 


Sem comentários:

Enviar um comentário