segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

GUARDIANS OF THE GALAXY (2014)


E ao décimo filme da MCU, o melhor de todos. Pode ser coincidência não meter lá nenhum dos heróis que já apresentaram antes. 
A pergunta que se impõe: que drogas estavam a tomar os criadores deste grupo de personagens? E mais, como é que um filme com um gajo branco, uma gaja verde, uma árvore, um gauxinim e um wrestler funciona tão bem? Mas a sério, eu quero uma droga dessas!

O filme começa logo nos anos 80. E se ao início parece que vamos estar perante um drama familiar, até porque ficamos a conhecer o Peter Quill em criança que perde a sua mãe, isso perde-se logo a seguir nos créditos iniciais. E desculpem que vos diga, mas a Marvel nunca mais vai conseguir uns créditos iniciais assim tão cool (é provável que vá utilizar a palavra "cool" cerca de várias vezes ao longo deste texto). Ver Chris Pratt a dançar ao som de "Come and get your love" (ver cena completa aqui) dá logo o tom do filme e corta com o drama da cena anterior. E que tom é esse? É o tom que todos os filmes do género deveriam ter. É o tom relaxado, despretensioso, sem se levar muito a sério. Claro que ajuda ter o carisma do Pratt, o que faz gostar logo do personagem. Entretanto ficamos a conhecer o resto do gang: Gamora, Drax, Groot e Rocket.

A história gira toda ela em torno de um objecto que toda a gente quer, o Orbe, a "infinity stone" que serve um pouco como o MacGuffin do filme. Ou seja, é algo muito pouco original neste género de filmes. E sinceramente é o que menos me importa, porque o que realmente queremos ver é a interacção entre o grupo. Aliás, o vilão é completamente "esquecível". Primeiro, porque o Ronan não é o Loki; e depois porque Ronan é só o número 2, o pau-mandado do Thanos. (Eu sei que o Darth Vader também era o número 2, subserviente ao Imperador, mas nem entremos em comparações).
Portanto ficam já despachados os pontos negativos do filme: história banalíssima e o vilão.


De positivo, todas as cenas com o grupo principal e mesmo isolados, porque é isso que queremos ver e que estamos ansiosos para ver no Vol. 2.
- Starlord é uma espécie de Han Solo e que segundo a Gamora é dono de uma "pelvic sorcery". E Chris Pratt é perfeito no papel. Um gajo da comédia, cheio de timing e carisma, que é impossível apontar algum defeito.

- Gamora é a gaja azul do Avatar que agora é verde. Esta mulher (Zoe Saldana) já passou mais tempo na cadeira de caracterização a ser pintada que um veterano travesti. 

- Drax, ou o gajo que leva tudo à letra. Este filme é tão bom que conseguiu fazer de Dave Bautista, um gajo do wrestling, um bom actor (pelo menos neste registo).

- Groot, ou a árvore que destronou a árvore do Senhor dos Anéis como "melhor árvore do cinema". E mesmo tendo apenas 3 palavras repetidas até à exaustão, consegue ser uma espécie de Chewbacca do grupo.

- Rocket, o guaxinim. Um personagem que poderia ter corrido tão mal (poderia ter sido o Jar Jar Binks da Marvel), e no entanto correu tão bem. Um bad-ass, inteligente, cheio de coolness e com uma resposta para tudo. No final, quando o amigo se sacrifica, consegue ainda ser comovente. Por mim podiam fazer um filme só com ele, se bem que eu gosto mesmo é de o ver inserido nesta equipa.

Fora deste grupo, há ainda lá um gajo azul que usa uma espécie de seta como arma. E a cena onde mata uma série de soldados sem se mexer é muito boa. 

O filme é, no geral, uma boa comédia com cenas de acção e sci-fi. Confesso que tenho pena que se insira no universo cinemático da Marvel, pois isso vai obrigar a que, mais tarde ou mais cedo, se junto à equipa dos Vingadores. Por mim era algo para manterem nas suas próprias aventuras e não se misturarem. Prevejo que vá ser uma grande salganhada.

Duas notas finais para a aparição do Baby Groot. É certo que serve para vender muitos bonecos, mas caramba, é capaz de ser a coisa mais fofa do cinema dos últimos anos. E diz o gajo que é muito macho.

E finalmente uma palavrinha para a banda-sonora, que conseguiu reunir e revitalizar músicas que estavam adormecidas. Afinal, quem é que se lembrava do "Hooked on a feeling"? Ninguém, e no entanto anda em muito leitor hoje em dia, graças ao filme.

TOP MCU até ao momento:
Guardians of the Galaxy 
Thor

(Próximo filme: Avengers: Age of Ultorn. Da única vez que o vi, adormeci ao final de 10 minutos de filme.)


Sem comentários:

Enviar um comentário