quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

AVENGERS: AGE OF ULTRON (2015)


Há uns tempos já tinha escrito aqui sobre este filme. Fui o maior crítico e nesse comentário apenas disse: "Comecei a ver e dez minutos depois estava a dormir". Como ando nesta fase de rever por ordem todos os da MCU, tive de passar por este. E começo já por dizer: a minha opinião em relação ao filme mudou.... para melhor. Desta vez consegui ver o filme todo sem adormecer, e mesmo achando que tem coisas más (basicamente as mesmas dos filmes anteriores), também tem coisas positivas.

É POSSÍVEL QUE A PARTIR DAQUI HAJA UM OU OUTRO SPOILER

Uma das coisas positivas é que começa logo pelo pior. Aquela cena antes dos créditos iniciais, numa batalha na floresta onde andam todos atrás do ceptro do Loki, é tão má, que não compreendo como conseguiram fazê-la. Mau CGI, uma salganhada de todo o tamanho, que é como quem diz: todos ao molho e fé em deus.
Passa-se isso, recuperam o ceptro, e depois o Stark decide criar (inadvertidamente) uma espécie de programa, a partir do Jarvis, que se torna no vilão principal do filme: o Ultron. Ganha forma  e recruta dois irmãos gémeos, que pouco depois viram para o lado bom: o Quicksilver e a Scarlet Witch (acho que estes nomes não são referidos no filme).

Uma coisa boa neste filme é que é dada mais importância e relevo ao personagem do Hawkeye. Para uns poderá até parecer que esta "side-story" da família dele é uma desculpa para explicar a razão dele fazer parte do grupo. Sinceramente, gostei dessa história paralela. 
Já o caso meio-amoroso entre o Banner e a Natasha pareceu-me completamente fora de tom e sem lógica. Um pouco como na série Friends tentaram encaixar a Rachel com o Joey (só alguns vão perceber esta referência). E o Banner é tão conas que tinha uma Scarlett Johansson a querer saltar-lhe para cima e ele nada. Devia estar com medo de ficar verde e aleijar a moça.

Entretanto, e com a equipa pouco unida, decidem que sozinhos não conseguem derrotar o Ultron. E o que é que fazem? Criam mais um "monstro", que ao fim ao cabo não me pareceu assim tão poderoso, o Vision
Ah, e parece que neste filme também há mais uma "infinity-stone", neste caso, a "mind-stone". Estas pedras fazem-me lembrar as bolas de cristal do Dragon Ball, que quando são todas reunidas, isso vai dar algum tipo de poder. E por falar em Dragon Ball, este filme tem mais destruição que uma batalha na série japonesa. Ainda criticavam o Man of Steel por toda a destruição causada.

Uma pergunta que me surgiu enquanto via o filme era sobre a relevância do mesmo para o universo geral da Marvel? Será que a MCU não passava bem sem este filme?


Positivo:
- A introdução do Quicksilver. É sempre um personagem cool para aparecer. Pena que não tenha passado deste filme, que se sacrificou para salvar o Hawkeye.
- O decote da Scarlet Witch. É bom ver que há mais girl-power, sem ser apenas com a Black Widow.
- Hawkeye mais badass, mais relevante, e ainda dá uma lição de moral à Witch.
- Se a batalha do início era péssima, já a batalha final vale pelo filme todo. Muito porreira, com momentos de humor.

Negativo:
- Continua a salganhada do anterior Avengers.
- Muitas explicações "científicas" que ninguém quer saber.
- O porta-aviões está de volta.
- O Samuel L. Jackson foi só lá receber o cheque.

Para concluir, tenho de dar o braço a torcer. Não é tão mau como o pintei na primeira vez que o vi. Tem elementos novos muito bons, apesar de caírem nos erros dos filmes anteriores, nomeadamente aqueles que juntam mais heróis.

TOP MCU até ao momento:

Thor
8º Avengers: Age of Ultron

(Próximo filme: Ant-Man. Gostei na primeira vez que o vi. Bastante divertido.)


Sem comentários:

Enviar um comentário