quinta-feira, 17 de novembro de 2016

THE INCREDIBLE HULK (2008)


Vamos lá continuar a maratona MCU, chegando agora ao número 2 da "saga". The Incredible Hulk é uma espécie de sequela/reboot/remake (o que quiserem chamar) ao filme do Ang Lee, que foi trucidado pela crítica. Continuo a achar que esse Hulk (2003) é ainda um dos melhores filmes baseados em comics que já vi. Mas como 99% das pessoas que viram o filme não gostou, lá decidiram fazer algo diferente, desta vez para integrar esse universo que a Marvel está a criar. 

Parece que na altura da estreia ainda não sabíamos bem o que iria ser esse universo, e ainda bem porque este filme funciona bem sozinho. Não fosse a cena final (já lá vamos) e o espectador comum (como eu) nem se aperceberia que os eventos estariam ligados ao dos Avengers e companhia.

Este filme em si tem coisas muito boas e outras que nem por isso. Começa muito bem logo nos créditos iniciais. Ou seja, despacha logo a treta da origin story nesses dois minutos de genérico. Sabemos logo ali tudo o que é necessário (e acaba por ser um resumo quase exacto do filme anterior do Ang Lee). O Bruce Banner testa em si próprio uma espécie de vacina. A coisa corre mal. Lá pelo meio tem um general que o persegue, e curiosamente a filha do general é o amor do Bruce. O gajo escapa-se e isola-se num país da América do Sul para tentar encontrar a cura.

Ora, antes de mais uma questão. Então o Bruce Banner foge e isola-se para andar calmo à procura da cura e a cidade que escolhe é o Rio de Janeiro? Não sei se será a cidade mais pacífica do mundo. Claro que ele se mete em sarilhos. Tem lá uns brasileiros (?) que se metem com ele. Quer dizer, aquilo é tudo menos actores brasileiros. Pelo menos eu não percebo nada do que dizem. Por coincidência o general descobre onde ele está e lá tem o gajo de fugir outra vez.


Outra coisa negativa é parte do casting. Se por um lado a escolha do Ed Norton é mais que acertada, a escolha da Liv Tyler nem por isso. Mas há actriz mais "pãozinho sem sal" que ela. Aquele papel de enjoada irrita-me. Pior só se escolhesse a Kristin Stewart. A única vez que se ela teve alguma piada foi numa cena num táxi, onde ela se irrita com o taxista. E mesmo essa cena durou uns cinco segundos. Em relação à escolha do Tim Roth, não consigo ter uma opinião muito objectiva. Por um lado, ninguém duvida que o gajo é bom actor e bad-ass, mas depois ainda não o encaixo bem como super-soldado/monstro.

Mas o filme também tem pontos positivos, e ainda são alguns. Ainda em relação ao casting, temos o bigode do William Hurt (o general) que é super-espectacular. 
Uma das coisas que poderia correr mal, antes de ver o filme, era o Hulk propriamente dito. E há um conjunto de cenas onde a imagem do Hulk é muito boa. Primeiro nas cenas onde ele mal aparece, ou só aparecem pequenos vislumbres, como no meio do fumo, sombras, etc. Todas as cenas dele no escuro funcionam muito bem. O pior é mesmo quando ele aparece à luz do dia em todo o seu esplendor. Continua a parecer demasiado falso, como já o era no filme anterior. Aliás, a cena da luta final com o Abomination parece saída de um cartoon. Sobre essa luta final, que seria o clímax, o máximo que posso dizer, e usando um termo técnico da escrita criativa, é uma luta "nhec". Não é má, mas também não é nada de especial. Aliás, a cena de acção num parque, mais no início do filme é bem melhor. No entanto, essa luta final tem o momento mais WTF do filme, e onde gritei um "YEAHH", e estou a referir-me ao momento que que o Hulk profere as bonitas palavras "Hulk, smash". Foi lindo.

O filme acaba com o momento que deve ter dado muitos orgasmos a nerds/geeks, e é quando Tony Stark aparece a dizer que está a reunir uma equipa. Ora, na altura essa coisa dos easter-eggs da Marvel ainda não era uma moda, até porque não se pode ter uma "moda" ao final de dois filmes. Foi um bocado inesperado. Eu acredito que essa cena tenha dado origem a muitas ereções por esse mundo geek fora. Creio é que esta cena teria funcionado melhor num pós-créditos, pois não está relacionada directamente com o filme que se acabou de ver.

Para concluir, devo dizer que este filme funcionou melhor desta vez do que na primeira vez que o tinha visto. E o melhor que posso dizer é que foi ritmado, sem grandes momentos aborrecidos. E seguindo o critério dos minutos de sono, neste filme não adormeci. 

TOP MCU até ao momento:
The Incredible Hulk
Iron Man

(Próximo filme: Iron Man 2. Pelo que me lembro, era muito mau mesmo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário