quarta-feira, 30 de novembro de 2016

IRON MAN 3 (2013)


Fosca-se, que esta merda nunca mais acaba. E ainda só vou a meio. Quando decidi que iria fazer uma maratona relativa à MCU, pensei que fosse mais fácil. Mas pronto, já vi merda pior. Só para perceberem, houve uma altura em que via os filmes TODOS da Asylum. Para quem não sabe o que é, trata-se da companhia que produz filmes como o Sharknado, mas a maioria pior. Por isso, se consegui ver esses pedaços de estrume, também hei-de conseguir ver estes da Marvel. E podem perguntar: se já sei que não gosto destes filmes, porque não utilizo esse tempo a ver coisas que realmente me interessem? Sei lá... deixem as perguntas difíceis para outros.
Começou então com este Iron Man 3, a chamada Phase Two deste universo. E a primeira questão que se impõe é a seguinte: este Iron Man 3 (realce para o "3") é uma sequela do Iron Man 2 ou do The Avengers? É que pelo título, trata-se de uma sequela directa do Iron Man 2, mas os episódios do The Avengers também são importantes e referidos, por isso não faz sentido ser o "3" se há merda depois do "2" e antes desse "3" que também importa. Foda-se, e ainda dizem que a ordem dos filmes do Star Wars é complicada. Então, mas se eu não quiser ver os filmes todos da MCU e só quiser ver os filmes do Homem de Ferro, será que estou a perder informação importante? AHHHHH.... ou estes gajos são uns génios do marketing ou esperam que nos estejamos a cagar para isso tudo. A avaliar pelas receitas de bilheteira, acho que devem ser mesmos uns génios. 


SPOILERS

Este filme começa após os eventos em New York (ver The Avengers)..... ah espera... não começa nada. Começa antes sim ao som de Eiffel 65 ("Blue Da Ba Dee"). E é ao som deste pop eletrónico que somos enviados para os anos 90, com um jovem Tony Stark e um gajo com ar de totó, meio atrasado (Guy Pearce). Esse totó tem uma ideia brilhante que quer apresentar ao Tony, mas o gajo na altura queria era putas e vinho verde (como se diz na minha terra). Ele caga para o gajo, e já se percebeu que o totó se vai passar dos carretos e tornar diabólico. Faz lembrar o personagem do Jim Carrey no Batman Forever (já não é a primeira vez que apanho a Marvel a roubar ideias à DC Comics). De realçar ainda o penteado espectacular do guarda-costas do Tony (Jon Favreau) com um mullet de fazer inveja ao MacGyver dos anos 80.

Passamos então para o presente e é introduzido "O" vilão, o Mandarim. Um espectacular Ben Kingsley, e digo desde já que é o melhor do filme. Faz aqui de uma espécie de Bin Laden pronto a explodir com coisas.
Percebemos que o Tony anda com um stress pós-traumático depois de ter salvado a Terra de uns "flying monkeys" (mais uma vez, ver o filme dos The Avengers). Não consegue dormir e quando consegue tem pesadelos. Eu também os tive só de ver o filme, quanto mais de participar nele.
Aparecem uns seres esquisitos que explodem, e aí percebemos que são eles os "bombistas suicidas" que andam a provocar atentados. 
O Tony, como gosta de ser o centro das atenções, provoca os terroristas e dá a morada dele em directo para a televisão. E como se esperava, pouco depois a casa é atacada. Ora, parece que o fato do Iron Man é muito fácil de usar, pois qualquer um o consegue usar. Aqui foi a namorada dele. O gajo é projectado uns milhares de quilómetros, só porque sim, mas toda a gente pensa que ele está morto. Vai ter a uma pequena vila e lá faz amizade com um garoto, porque isso não é nada estranho. Curiosamente o miúdo tem material em casa que dá para restaurar o fato de ferro. Os seres que explodem continuam a atacar. Conversa e tal lá pelo meio. Algum humor à mistura, e ainda bem. 
O Tony descobre o Mandarim e dá-se o anti-clímax da história. Afinal o diabólico Mandarim é só um actor contratado. Parece que precisava do dinheiro para álcool e droga. Tudo para disfarçar quem é o verdadeiro terrorista. Já se esperava que era o totó do início. Só que o gajo tornou-se numa espécie de génio sedutor. 
Entretanto o Tony é capturado mas consegue soltar-se. Porque é que isto aconteceu? Não sei, mas acho que o filme passava bem sem este episódio e ficava mais curto. É que o filme é longo para caraças. 
Para acabar o filme com uma grande cena de acção, o presidente norte-americano, que até agora nem me lembro se tinha aparecido, é atacado. O Iron Man salva a situação com ajuda e tal e fim de filme. 

Sim, o filme tem coisas más. Não havia necessidade de ser tão longo. Há uma meia-dúzia de cenas que eram bem cortadas. Há umas coisas que não fazem muito sentido.
Mas nem tudo é mau. Há umas coisas bem positivas, nomeadamente os vilões. Guy Pearce vai acabar por ser totalmente esquecido, mas até esteve bem. E o Ben Kingsley é o ponto alto. Parece que nos comics o gajo era um vilão mesmo mau. Mas aqui, os argumentistas estão completamente a cagar para esse canône das bandas-desenhadas. Para mim resultou bem. Acabam por ser as melhores partes do filme. 
Também gostei do facto de haver muito mais Tony Stark e menos Iron Man. Isso acaba por tornar menos aborrecido todo o filme. 
Nota-se o dedo do Shane Black no argumento e realização. Apesar de ser mais o mais negro da trilogia, é também o mais engraçado. E esse equilíbrio acaba por resultar.

TOP MCU até ao momento:
Thor
Iron Man 3

(Próximo filme: Thor - The Dark World. Quer-me parecer que deveria ter mantido o Kenneth Branagh.)

Sem comentários:

Enviar um comentário