sexta-feira, 18 de novembro de 2016

IRON MAN 2 (2010)


E chega a vez do #3 da lista da MCU. Por mim eles chamavam sempre a mesma coisa a todos os filmes. É que este é o terceiro mas chama-se Iron Man 2. Se todos os filmes estão de alguma forma ligados, não percebo a lógica. Quer dizer, estão ligados, mas parece que o que se passa noutros filmes não é referido neste. O Hulk e companhia fizeram mossa por onde passaram, mas é como se nunca tivessem existido. Mas ao mesmo tempo fazem parte do mesmo universo. E o mesmo para outros filmes mais à frente. Enfim... temos de comer e calar.
Chegamos então a esta sequela. Ora, para começar, devo dizer que este Iron Man 2 sofre do mesmo mal que o Matrix Reloaded. O primeiro filme do Matrix não era nada de especial, mas entretanto chegou o Reloaded. E este filme era tão mau, que o primeiro filme se tornou automaticamente melhor. O mesmo se passa aqui. 

SPOILERS

O filme começa por mostrar um dos vilões (Mickey Rourke) que é obcecado pelo Tony Stark. Aqui não percebemos bem porquê. Vêmo-lo a construir uma arma porque, aparentemente, se quer vingar do Stark. Esta cena serve mais de introdução.
Passamos então à estrela. Numa exposição, Tony Stark/Iron Man aparece tal e qual uma estrela de rock. O narcisismo ao mais alto nível. Ou seja, é tão egocêntrico, que no final do primeiro filme, e ao contrário de todos os super-heróis, revela a sua identidade secreta. A minha pergunta é "porquê"? Agora sofre um pouco com isso. Apesar de estar sempre rodeado de pessoas, cada vez se sente mais isolado.
Chega então uma das cenas mais marcantes do filme. O primeiro ataque do gajo do chicote, o Whiplash, durante a corrida de automóveis. Ora, o gajo tem acesso a tecnologia de ponta para fazer armas, e o aquilo que constrói são dois chicotes?? Basta uma pessoa desviar-se do chicote e está safa. Ainda assim é uma cena cool. Aliás, das poucas cenas cool que este filme tem. E um filme que tem Robert Downey Jr deveria ter muita mais coolness. Enfim...


Basicamente, o filme é fraquito. Aquilo que eu acho é que o filme apenas serve para introduzir alguns elementos e personagens a universo que querem criar. 
Aparece pela primeira vez a Scarlett Johansson como Black Widow. Não faz grande coisa no filme, mas pelo menos é-nos apresentada. Agrada bastante à vista e isso já não é mau.

O restante elenco é misto. A personagem da Gwyneth Paltrow é do mais aborrecido que existe. Eu sei que deve acabar por ser o love interest do Stark, mas foda-se, que a gaja dá sono. E não é culpa da actriz, mas sim da personagem. Houve alguém que chamou a atenção (não me lembro quem) para o facto de ela se estar a cagar para o facto do Stark ser o Iron Man, mas depois quando foi participar na corrida de carros, era o "ai jesus que ele pode-se magoar".
O Don Cheadle veio substituir um outro actor que tinha o papel dele. Mas não sei porquê, o primeiro tinha mais pinta para fazer de Rhodey, o melhor amigo do Tony.
E depois temos os vilões. O Mickey Rourke passa a maior parte do tempo a construir cenas e não a lutar. O que é pena. Mas o meu personagem preferido deste filme é o Justin Hammer (Sam Rockwell). É mais um vilão de fato e gravata, mas este é divertido. E ser divertido neste filme é bom, nem que seja para nos acordar nas cenas mais secantes.

O argumento está cheio de plot-holes. E se não acreditam em mim, vejam o Honest Trailer do filme. Estão lá todos. E já agora: supostamente o filme passa-se na actualidade. Então porque é que quando estava a vê-lo, mais parecia estar a ver algo do universo do Minority Report. Aquela tecnologia toda que não existia (pelo menos não tínhamos visto) no primeiro filme. 

Eu bem que queria gostar do filme. A sério que sim, até porque tem o Robert Downey Jr. Mas foda-se, esta merda aborrece-me. Há demasiada conversa. 
Pode ser que melhore nos próximos filmes.

TOP MCU até ao momento:
The Incredible Hulk
Iron Man
Iron Man 2

(Próximo filme: Thor. Pelo que me lembro era também um bocado secante, mas pelo menos tem a Natalie Portman.)

Sem comentários:

Enviar um comentário