sexta-feira, 12 de agosto de 2016

STRANGER THINGS (2016)


Parece que a Netflix se anda a especializar em séries que agarram as pessoas. Desta vez a fórmula é relativamente simples. Há um grupo considerável de pessoas que é nostálgico (como eu). Pessoas que estão agora na casa dos 30/40 anos, e para quem os anos 80 foram de crescimento. Para quem, como eu, cresceu nos anos 80, esta série terá sempre algo especial. "Ambientada no ano de 1983, Stranger Things decorre na fictícia cidade de Hawkins, onde um garoto de 12 anos desapareceu misteriosamente sem deixar rastro. Enquanto procuram por respostas, a polícia local, a família e os amigos acabam mergulhando num extraordinário mistério envolvendo experiências secretas do governo, forças sobrenaturais e uma miúda muito estranha." (roubado na Wikipedia).  
Uns dirão que é o decalque de tudo o que se fez nos anos 80. Outros dirão que se trata de homenagem. A linha que separa estes dois conceitos é muito ténue. O que é certo é que a representação dessa década é quase perfeita. Claro que a introdução de elementos dessa época por vezes era descarada e nada subtil. Mas quem se importa com isso. Naquela altura, tudo o que vinha da máquina de São Spielberg ou São Lucas (o George) era obra-prima, e isso foi tudo aqui aproveitado. 
É impossível não pensar em ET, Goonies, Star Wars, Stand By Me, Alien e mais umas centenas de referências. Eu lido bem com isso pois eu sou um nostálgico por natureza. Não me importo que copiem, desde que o façam bem. E aqui é tudo em bom. A começar na música do genérico, que é toda ela "decalcada" de John Carpenter. 
Mas há duas coisas que se destacam na série. Primeiro a escrita. Todos os capítulos estão muito bem escritos, entrelaçando-se de forma muito coesa. E depois, principalmente, o elenco. A personagem da Winona Ryder irrita um bocado nos primeiros episódios. Mas o raio dos putos vão todos muito bem, com destaque ao puto "sopinha de massa" (Dustin) e à miúda que é a "experiência" secreta do governo (Eleven). A química entre o grupo de miúdos é toda muito boa. Parecem amigos desde sempre.

De resto, a série assusta quando tem de assustar, é intrigante. E depois, como tem apenas 8 episódios, vê-se muito bem de rajada. 

Acho que vou fazer uma petição para que todas as séries tenham apenas 8/10 episódios no máximo. 

Série perfeita para fãs dos anos 80 e para quem queira conhecer melhor essa década.




Sem comentários:

Enviar um comentário