segunda-feira, 30 de maio de 2016

THE NICE GUYS (2016)


Havia um tempo em que os buddy-movies eram a cena. Não sei bem quando é que este género surgiu, mas nos anos 80 estavam muito em voga estes filmes. A fórmula era simples e foi repetida até à exaustão. Normalmente são dois tipos que não se dão muito bem. Passam por uma série de coisas e no fim já são os maiores amigos. Por regra estes filmes tendem a ter muito humor à mistura, com algumas cenas de acção.
Dizia eu que não sei bem quando surgiu. Mas sei que há um filme que é o paizinho destes todos. Esse filme era o (ainda o melhor) Lethal Weapon. O escriba deste estaminé já escreveu sobre esse filme num post muito catita que podem ler aqui. Ora, esse Arma Mortífera era escrito por um senhor, que na altura tinha pouco mais de 20 anos, de nome Shane Black. Se quiserem ver a fisionomia do homem, ide rever o Predator. Ele era o gajo que andava sempre a contar umas piadas muito secas.
Por isso podemos agradecer a Shane Black horas de diversão. Porque muitas vezes, mais importante que o realizador, temos um argumentista. Sem um bom argumento, dificilmente conseguimos um bom filme. E tem um curto currículo mas ainda assim de invejar. Além dos 4 Armas Mortíferas, foi o gajo responsável por The Monster Squad, Last Action Hero, A Fúria do Último Escuteiro e o subvalorizado Kiss Kiss Bang Bang
Mais recentemente deu um tiro no pé (não literalmente) quando escreveu e realizou o Iron Man 3. Basicamente vendeu-se.
Este ano decidiu voltar à cadeira do realizador/argumentista e trouxe-nos o bom velho Shane. Aquele que sempre gostámos. 
O que é que este filme tem para nos oferecer? Bons actores, bons diálogos e uma história que dá umas cambalhotas, cenas de humor físico, quase escatológico. 
Dois detectives, cada um com as suas idiossincrasias, investigam um caso de aparente suicídio. Um deles com uma filha para criar e que os vai acompanhando.
- Russel Crowe: bem gordinho, longe da forma física do Gladiador, mas é o muscle-guy da dupla;
- Ryan Gosling: a surpreender com o seu humor físico a fazer de detective farsolas. 
- Angourie Rice: esta tive de ir pesquisar o nome. Uma miúda que faz de filha do Gosling. A fazer lembrar uma mistura da personagem da Hit Girl com a sobrinha do Inspector Gadget. E digamos que rouba muitas das cenas em que entra.


O que tiramos deste filme: quase duas horas de riso constante; uma dupla com uma química que já não via há algum tempo no cinema; como o filme aborda assuntos do mundo da pornografia, temos ali algumas mamas; um filme diferente desses blockbusters que poluem todas as semanas as salas de cinema.  

Sem comentários:

Enviar um comentário