quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

LAST ACTION HERO (1993)


Há filmes que por vezes são maltratados e esquecidos pela crítica e pelo público. Por vezes isso é merecido, no entanto noutras ocasiões isso é totalmente injusto. Ora, este Last Action Hero é um desses. Quando falamos de grandes filmes de acção do Schwarzenegger, quase sempre nos esquecemos dele. E é pena. Tenho sempre a impressão que este é um daqueles filmes incompreendidos. Eu próprio, tive o filme afastado da minha memória durante alguns anos. Mas foi uma fase parva da minha vida. Como sempre houve a rivalidade Schwarzzie vs Stallone, eu sempre pendi mais para o team-Stallone, então rejeitava o que vinha dos músculos do austríaco. Hoje em dia continuo a ser do team-Stallone, mas adoptei o Scharzzie como um tio que nos dá prendas boas de vez em quando. No caso dele, de vez em quando lá temos um filmaço (continuo a ser o maior "hater" dos Terminator). 

Neste filme, Schwarzenegger junta-se novamente ao mestre dos filmes de acção John McTiernan (já tinham feito juntos o Predator). E o que temos aqui? Um desfilar de gozo com o próprio género. Um filme que não se leva a sério e é puro entretenimento com cerca de duas horas. São clichés atrás de clichés, mas tratados de forma gozona. Uns dirão que poderá ser uma sátira, outros dirão que é uma paródia. O que eu sei é que nos divertimos em todos esses truques usados. Uma espécie de "meta-filme", que dificilmente arranjamos melhor. 

Ou seja, é tudo a gozar mas feito de forma séria. 

No lado negativo temos o cabelo do puto. Que raio de moda foi essa desses penteados à tigela.


Curiosidade:
Não sei se foi de propósito ou não, mas lembram-se da cena em que o puto está a tentar provar que estão dentro de um filme e vão a um clube de vídeo? Encontram lá um cartaz do Terminator mas com Stallone com protagonista. No mesmo ano, saiu um outro filme de acção/sci-fi com Stallone, o Demolition Man. E nesse filme, gozam com o facto de Schwarzenegger ser presidente dos EUA. A rivalidade chegava mesmo a estar presente dentro dos filmes que faziam. 

Para finalizar, um conselho:
Se nunca viram o filme, ide lá ver. Se já viram, mas está no vosso esquecimento, ide lá ver. Garanto-vos 2 horas de gozo, entretenimento puro. Dou-vos a minha palavra.

Nota final: e a gaja que faz de filha do Jack Slater? Tão boa que até dói. O que é feito dela?


Sem comentários:

Enviar um comentário